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Instructions

Se pretende candidatar-se a um curso de pós-graduação da Universidade do Minho, deverá seguir as seguintes instruções:

1º Deve registar-se como utilizador no portal académico e aceder a área reservada do candidato. Ver instruções Como efectuar ao registo do utilizador

2º Após aceder a área reservada, já poderá iniciar o processo de candidatura ao curso pretendido através das opções disponíveis. Antes deverá ler com atenção as Regras do processo de candidatura.

Para obter maior esclarecimento sobre as funcionalidades disponíveis na área do candidato, aconselhamos a leitura do guião do processo de candidatura on-line. Ver Guião do processo de candidatura on-line

NOTA: Quaisquer dúvidas ou pedidos de esclarecimento sobre o processo de candidatura on-line deverão ser enviados para o seguinte endereço de email candidaturas.pgrad@saum.uminho.pt

Regras do processo de candidatura

Antes de proceder à sua candidatura ao curso pretendido, leia com atenção as condições que lhe são apresentadas.

No processo de candidatura deverá preencher alguns dados referentes ao seu currículo. Recomenda-se que atualize o currículo antes de proceder à candidatura. Os campos marcados com * são de preenchimento obrigatório.

No final, o Boletim de Candidatura deverá ser impresso, assinado e enviado para a Escola a que pertence o curso a que se candidata dentro do prazo definido para o respetivo período de candidaturas.

Ao referido boletim deverá anexar obrigatoriamente os seguintes documentos:

  • Fotocópia do bilhete de identidade, cartão de cidadão ou outro documento de identificação (caso o documento de identificação seja “cartão de cidadão” e opte por não enviar fotocópia do mesmo, deve fazer prova presencial dos dados quando solicitado)
  • Fotocópia do cartão de contribuinte (apenas para candidatos nacionais)
  • Fotocópia do certificado de habilitações, com discriminação das disciplinas realizadas e respetiva classificação final
  • Curriculum Vitae detalhado
  • Outros elementos solicitados no Edital ou que os candidatos entendam como relevantes para apreciação da sua candidatura
  • Comprovativo do pagamento eletrónico da candidatura no valor de 30€ (não reembolsável). O pagamento deverá ser realizado via Multibanco, através da referência gerada após a submissão da candidatura. Caso não seja possível o pagamento por essa via, o mesmo poderá, em alternativa, ser realizado via cartão de crédito no portal store.uminho.pt, através do registo e posterior compra do produto Taxa de Candidatura a Curso de Mestrado, disponível na opção Educação > Candidaturas.

A apresentação de processos de candidatura incompletos, designadamente no que se refere a elementos essenciais para permitir a sua correta apreciação e a aplicação dos procedimentos de seleção e seriação e o envio de processos de candidatura fora do prazo (será assumida como data de envio a data de carimbo dos correios), implicarão o indeferimento liminar dos mesmos

Na análise das candidaturas, poderão as Comissões Diretivas dos Cursos, caso o entendam, solicitar aos candidatos a comprovação de elementos constantes dos processos enviados ou a entrega de elementos adicionais.

Caso tencione candidatar-se a mais do que um curso deverá efetuar o mesmo procedimento para cada curso isoladamente.

Caso o pretenda, poderá ainda alterar a informação constante da candidatura apresentada para um determinado curso, desde que o faça até ao final do prazo definido para a respetiva fase de candidaturas, devendo para o efeito selecionar a opção "ficha do candidato". Para uma eventual alteração do curso a que se candidata será necessário que a respetiva fase de candidatura do curso que pretenda indicar, em substituição do curso inicialmente escolhido, decorra dentro do mesmo período, devendo selecionar a opção "as minhas candidaturas".

Por cada alteração realizada terá que imprimir obrigatoriamente um novo boletim de candidatura, a enviar à Escola, até ao final do respetivo prazo.

O(s) recibo(s) comprovativo(s) do(s) pagamento(s) efetuado(s) poderão ser impressos, pelo candidato, no portal académico.

Eventuais reclamações aos editais de colocação devem ser apresentados até 10 dias úteis após a afixação dos resultados.

Os dados fornecidos serão recolhidos e tratados pelos Serviços Académicos e Escolas respetivas.

Deverá consultar as condições específicas de cada curso consultando a opção "cursos 2017/2018".